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quinta-feira, 28 de junho de 2012

Interdisciplinaridade, projetos e mídias
Por muito tempo prevaleceu esse modelo de divisão do conhecimento em várias disciplinas, a fim de facilitar a apreensão dos conteúdos. No entanto percebemos hoje que esse modelo vem sendo permeado por novas formas de adquirir conhecimento. A pedagogia de projetos é uma dessas novas concepções metodológicas que, aliado ao trabalho interdisciplinar tem trazido bons resultados a nível educacional.
Dentro desse novo contexto de mundo globalizado se faz necessário ao invés de compartimentar ou fragmentar o conhecimento, trazer uma abordagem mais integrada dos problemas atuais onde, por meio de um trabalho interdisciplinar o alunado possa compreender, produzir conhecimento e intervir nessas problemáticas.
É importante ressalvar que o trabalho interdisciplinar não supre o disciplinar, mas a partir dele vai haver um fortalecimento das práticas escolares, contribuindo sobretudo para o processo de cooperação e reflexão. Essa nova postura no entanto, requer dos professores  uma visão mais ampla do processo educacional, um esforço e integração dentro dessa concepção de gestão participativa, pois  “ a interdisciplinaridade depende então, basicamente, de uma mudança de atitude perante o problema do conhecimento, da substituição de uma concepção fragmentária pela unitária do ser humano” ( Fazenda, 1993, p. 31)
Para Bardoni o trabalho de interdisciplinaridade amplia a capacidade de o aluno expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias, posicionar-se diante da informação, interagir de forma criativa e ativa com o meio físico e social. Portanto um trabalho interdisciplinar sempre irá contribuir para ampliação dos horizontes do educando e de certa forma como um estímulo diante dos desafios como: dificuldade de leitura e interpretação, falta de perspectiva do alunado, baixo rendimento escolar, entre outros, que a educação atual nos impõe.
Aliando ao trabalho interdisciplinar com projetos, nos vem o desafio de trabalhar com as novas tecnologias e inseri-las no contexto escolar. A junção desses três elementos com certeza irá contribuir de forma singular para fomentar todo o processo educativo. Cabe aos professores e gestores, mesmo diante das tantas dificuldades encontradas na profissão, darem esse significado novo ao modo de educar e de formar cidadãos para a sociedade.

 

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