Socializando Experiência com Projetos
A pedagogia de projetos é uma proposta interessante na medida em que aproxima o alunado de sua realidade local e do contexto sócio-cultural no qual está inserido.
Nessa perspectiva desenvolvemos o projeto para conhecer melhor o município de Sapeaçu, suas origens, sua história e sua cultura, visto que muita das vezes o professor trabalha conteúdos distante da realidade dos alunos, o que torna o ensino chato e enfadonho. Assim esse projeto onde se trabalhou a cultura local, fez com que houvesse uma maior aproximação entre escola, comunidade e vida cotidiana. O período se tornou oportuno, pois era época do aniversário da cidade, motivo para comemorar e promover o envolvimento dos alunos no projeto.
O primeiro passo foi a construção do projeto, onde deixou-se claro os objetivos , metas e ações que se queria alcançar, no entanto havia uma flexibilidade na medida que o projeto não era apenas obra do corpo docente, os alunos participaram dando sugestões de como apresentar os resultados a partir de suas pesquisas.
Após a construção do projeto, começamos a trabalhá-lo de forma interdisciplinar, onde cada professor iria contextualizar o tema dentro de sua disciplina. Em História que é a disciplina que leciono, foi interessante a pesquisa das origens da cidade, a discussão sobre esse aspecto e sobre outros, do contexto sócio-cultural da cidade. Dentro dessa dinâmica procuramos construir um jornal mural a partir dos itens mais relevantes da pesquisa e as principais curiosidades,. Também montamos uma exposição de objetos antigos que contavam um pouco da história da cidade.
Após a confecção, os trabalhos foram expostos juntamente com os de outras disciplinas e foi aberta à visitação e apreciação da comunidade.
Houve também a valorização da comunidade, na medida em que foi convidada a dar sua contribuição, com palestras de moradores antigos da cidade e apresentação de trabalhos de artistas da terra.
Assim, com o envolvimento do corpo docente, do alunado e da comunidade, foi interessante perceber que educação não se faz de forma isolada e não podemos formar cidadãos para essa sociedade sem inseri-los na problemática da mesma. Foi possível, portanto, aproximar o aluno de sua realidade, mostrar que ele é construtor de sua própria história e fazê-lo conhecer e valorizar mais sua cultura e suas origens.
Interessante a proposta desenvolvida nesse projeto. Muitos estudantes não sabem a história da sua cidade e, conhecendo-a, valorizam mais e cuidam melhor do espaço em que vivem.
ResponderExcluirEnriqueça seu trabalho publicando algumas fotos, reflexões dos professores e estudantes que participaram do projeto.
Um abraço